Corpo de Bombeiros de Goiás envia equipes de resgate para o Rio Grande do Sul

#Bombeiros | As equipes de bombeiros de Goiás que vão ajudar no socorro à população do Rio Grande do Sul, deixou Goiânia, nesta sexta-feira (03/05), direto para a capital Porto Alegre. De lá, os bombeiros atuarão nos locais de maior necessidade, reforçando o trabalho que já está sendo realizado, diante da tragédia ocorrida, com fortes temporais e inundações. Mais de 30 pessoas morreram e milhares estão desabrigadas em vários municípios daquele Estado.

De Goiás seguem 21 bombeiros e quatro cães de resgate, distribuídos em cinco viaturas, um caminhão, quatro embarcações e quatro cães. O Comandante Geral do CBMGO, coronel Washignton Luiz Vaz Júnior, que também é presidente da Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), lidera a iniciativa de apoio.

A equipe está sendo mobilizada como parte dos esforços coordenados pelo Ligabom em resposta à situação de crise, visando fornecer assistência essencial à população afetada e garantir uma resposta eficiente diante da emergência.

O governador Ronaldo Caiado usou as redes sociais para se solidarizar com a população do Rio Grande do Sul. “Declaro aqui toda nossa solidariedade aos gaúchos. Contem com o Estado de Goiás e com a solidariedade do povo goiano”, disse Caiado ao informar o envio de ajuda.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Washington Vaz, a ida ao Rio Grande do Sul faz parte da empatia e profissionalismo dos homens e mulheres da corporação diante da catástrofe em nível nacional. “O Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás não medirá esforços para apoiar, em todos os aspectos, a população sulista atingida nesta horrível catástrofe”, explicou o comandante.

Além das equipes do Corpo de Bombeiros locais, o Rio Grande do Sul já conta com a colaboração de bombeiros de Santa Catarina, São Paulo e Paraná. Estão em deslocamento, além de Goiás, equipes de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro.

Fortes chuvas
O Rio Grande do Sul foi atingido por fortes chuvas que tiveram início em 24 de abril. De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 147 municípios foram afetados pelas chuvas com quase 10 mil moradores desalojados. Até o momento, os temporais deixaram mais de 30 mortos, além de muitos desaparecidos.

Foto: CBMGO