#Bombeiros | O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) celebra nesta terça-feira (02/07), o Dia Nacional do Bombeiro com uma solenidade militar marcada para as 19 horas. O evento será realizado no Comando da Academia Bombeiro Militar (CAEBM), localizado no Setor Goiânia 2, em Goiânia. Durante a cerimônia, será concedida a Medalha Dom Pedro II, a mais alta condecoração da Corporação, instituída pelo Decreto n. 6.898 de 27 de abril de 2009. Esta medalha destina-se a reconhecer instituições, autoridades e pessoas que tenham prestado relevantes serviços à Corporação.
Além da entrega da Medalha Dom Pedro II, será concedido o Título Honorífico Dom Pedro II, destinado a reconhecer autoridades parceiras da Corporação. A solenidade marca ainda a inauguração das novas instalações da Academia Bombeiro Militar e do Pátio Dom Pedro II. O novo prédio, com uma área construída de 4.388 metros quadrados, foi projetado com uma infraestrutura de ponta para otimizar o treinamento e conforto dos bombeiros, representando um investimento aproximado de 12 milhões de reais com o objetivo de se tornar o melhor centro de treinamento de bombeiros do país.
O CBMGO desempenha um papel fundamental em diversas áreas, incluindo combate a incêndios de todas as classes, emergências com produtos químicos, explosivos, inflamáveis e material radiativo, busca e salvamento, socorro de emergência, salvamento náutico, transporte inter-hospitalar de recém-nascidos em UTI Neo-Natal, prevenção de sinistros e apoio às ações de defesa civil, além de colaborações com prefeituras e outras instituições em campanhas ou emergências não programadas.
O Dia Nacional do Bombeiro é celebrado anualmente em Goiás com uma série de eventos, culminando na cerimônia militar de entrega de medalhas como ponto alto. Esta solenidade não apenas celebra os avanços da Corporação, mas também enaltece o espírito patriótico dos goianos, destacando a importância da instituição e de seus dedicados integrantes, homens e mulheres preparados para servir à sociedade com excelência.
A data remonta a 2 de julho de 1856, quando o Imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial n. 1.775, regulamentando pela primeira vez no Brasil o serviço de extinção de incêndios. Desde então, a profissão de bombeiro tem sido honrada e reconhecida, culminando com a instituição do Dia Nacional do Bombeiro pelo presidente Getúlio Vargas, em 1954, como forma de reconhecer as demonstrações de valor e bravura dos bombeiros militares.