#Brasil | A portabilidade do número de telefone celular tem a partir de hoje (24/04) mais uma etapa de segurança, com a confirmação por meio do envio de uma mensagem de SMS que o usuário deve responder em até 30 minutos para a conclusão do processo. Caso contrário, o procedimento é paralisado, e será necessário entrar em contato com a operadora para solicitar o envio de um novo SMS. A medida começou a valer no Sul de Goiás. O SMS só será enviado para quem solicitou portabilidade, ou seja, quem não fez o pedido, não deve clicar em links ou mandar códigos, mesmo que alguém ligue falando ou ofertando o serviço.
A novidade começou pelos celulares com DDD 64, mas será gradualmente expandida para outras regiões. A portabilidade numérica existe desde 2008 e permite que o usuário mude de operadora de telefonia mantendo o mesmo número. A efetivação ocorre em até três dias úteis após o pedido, a menos que o usuário solicite um prazo maior.
A Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) informou que, entre setembro de 2008 e 31 de dezembro de 2022, foram realizadas 83,17 milhões de trocas de operadoras por meio da portabilidade numérica. É possível desistir da portabilidade mesmo após ter respondido ao SMS de confirmação, bastando entrar em contato com a central de atendimento da operadora para solicitar o cancelamento do processo.
Para prevenir fraudes, as operadoras enviaram mensagens aos usuários alertando que os SMS só são enviados para quem solicitou a migração de operadora mantendo o mesmo número. Caso receba alguma solicitação de portabilidade desconhecida, é importante entrar em contato com a prestadora para verificar se não se trata de uma fraude. A Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas de telecomunicações e conectividade, também orienta os usuários a não clicarem em links indevidos, já que isso pode provocar o acesso a dados pessoais por criminosos.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Tânia Rego/AB