Consumidor já pode fazer autoleitura da conta de energia elétrica

A Enel Distribuição Goiás já disponibilizou aos seus clientes residenciais e comerciais a possibilidade de realizar a autoleitura do consumo de energia elétrica. A medida foi tomada após muitas reclamações de clientes que receberam as contas pela média de consumo dos últimos 12 meses.
A autoleitura pode ser informada pelo site da Enel (www.enel.com.br) e também no aplicativo Enel Goiás para Android e iOS a partir desta terça-feira (14). É necessário baixar a versão mais atualizada do aplicativo para contar com a funcionalidade.
Como funciona?
Para fazer a autoleitura basta o cliente ir até o medidor de energia da casa, do apartamento ou do estabelecimento comercial, anotar o número exibido no aparelho e informá-lo à Enel pelo site ou app (conforme mencionado acima).
 
Quando o consumidor for informar, selecione a opção Autoleitura Urbana, informe a unidade consumidora, nome, telefone, a leitura colhida no medidor e a data da mesma. Antes de clicar em enviar, o consumidor pode optar em receber a fatura por e-mail. Para isso, deve marcar a opção indicada. Assim que enviar, aparecerá uma mensagem dizendo que o registro foi feito com sucesso, e o número do protocolo.
Se o número informado resultar em um consumo muito fora do comportamento de consumo do cliente, aparecerá uma mensagem de alerta, pedindo confirmação da leitura. “É importante ressaltar que a ferramenta já faz uma comparação automática com o número informado e a média de consumo do cliente. Caso apareça uma mensagem de alerta, a Enel recomenda que o cliente retorne ao medidor e confira se anotou algum número errado. É muito importante que a leitura informada seja fiel à mostrado no medidor”, ressalta Alessandra Kozlowski, responsável de Operações Comerciais da Enel Goiás.
 
Uma vez confirmada a autoleitura, o cliente receberá a fatura digital por e-mail, caso tenha aderido à facilidade, ou impressa. A conta será entregue até cinco dias antes do vencimento.
Quando fazer a autoleitura?
A data para fazer a autoleitura varia de cliente para cliente. Na última conta de luz, consta a data prevista para a leitura do mês seguinte. A autoleitura deve ser feita com 4 a 3 dias de antecedência a essa data. Por exemplo, se a próxima leitura será em 15 de abril, o cliente tem que informar a autoleitura do dia 11 até o dia 12.
 
É importante que os clientes mantenham seu cadastro atualizado pelos canais digitais da Enel Distribuição Goiás, por meio dos quais também podem optar por receber a fatura por e-mail e retirar a segunda via da conta.
Os clientes que optarem por não fazer a autoleitura podem ter a conta de energia faturada pela média aritmética de consumo dos últimos doze meses, conforme regra anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Nesse caso, a diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura”, explica a responsável de Operações Comerciais da empresa.
 
A opção não vale para clientes industriais, já que 95% deles já é faturado por meio de medição remota, sem visita a campo. Os outros 5% continuarão a contar com o serviço de leitura. Clientes que participam como Geração Distribuída e Tarifa Branca também continuarão sendo lidos.
Os clientes podem baixar gratuitamente o aplicativo Enel Goiás para Android (http://bit.ly/2yVF6Nd) e IOS (https://apple.co/2MyhjVr) e ter acesso a serviços diversos, como solicitar segunda via da conta, consultar débitos ou informar falta de energia. Além disso, os clientes podem entrar em contato com a companhia pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr), ou facilmente acessando sua conta pelo WhatsApp Elena, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608.
 
A autoleitura foi liberada para evitar que os leituristas circulem pelas ruas, atendendo a recomendação da autoridades de saúde devido ao avanço da pandemia do coronavírus.
Fonte: Imprensa Enel Goiás Fotos: Alex Malheiros