#Economia | O Natal chegou e com ele a tradicional compra de presentes. Mas o consumidor que deixou para comprar os presentes de última hora precisa tomar alguns cuidados para evitar dor de cabeça depois, alertam especialistas. Além dos cuidados contra a pandemia da Covid-19, o consumidor deve pesquisar os preços e evitar compras por impulso.
Os especialistas recomendam que o consumidor deve prestar atenção na apresentação dos preços dos produtos expostos nas vitrines das lojas, que devem informar o valor à vista. Se forem vendidos a prazo, devem informar o número de parcelas e as taxas de juros. Os estabelecimentos não são obrigados a fazer a troca de mercadorias que não apresentaram defeitos. No entanto, os lojistas acabam adotando esta prática para não perder o cliente.
No caso de defeito, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) definiu o prazo de 30 dias para reclamações sobre produtos não duráveis e 90 dias para itens duráveis.
Em todas as compras, o Procon recomenda que a nota fiscal seja exigida. Também ressalta que o consumidor deve evitar compras no comércio informal.
Compras pela Internet
Quem optar em fazer compras pela internet como forma de fugir das aglomerações em shoppings e feiras também deve ter alguns cuidados para evitar problemas com os presentes. O prazo de entrega deve ser observado pelo cliente antes da compra. No caso de arrependimento, independente do motivo, o prazo de troca é de sete dias, contados a partir da entrega do produto.