#RioVerde (GO) | A cerimônia de inauguração da Ferrovia Norte-Sul e de um Terminal da Rumo Logística, foi cancelado. O evento aconteceria na manhã desta sexta-feira (16/06), com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas o mau tempo impediu o pouso de aeronaves no Aeroporto Municipal. Lula chegou a esperar por mais de uma hora na Base Aérea de Brasília. Agora à tarde, como já estava previsto, o presidente viaja para Belém, no Pará.
A inauguração do terminal em Rio Verde da empresa Rumo, concessionária da Ferrovia Norte-Sul, marca a conclusão das obras da ligação ferroviária considerada a espinha dorsal do sistema brasileiro de transporte sobre trilhos, pois conecta os portos de Itaqui, no Maranhão, ao de Santos, em São Paulo.
Lula já esteve em Goiás 15 vezes durante os dois primeiros mandatos. A primeira vez dele em solo goiano foi em março de 2003, em Catalão, no Sudoeste do Estado, para a inauguração de complexo minero-químico da Copebrás.
Na capital paraense, o presidente participa da cerimônia de anúncio oficial de Belém como sede da COP30 em 2025. Ele também assinará a ordem de serviço para início das obras do Porto Futuro II. Antes, na cidade de Abaetetuba (PA), Lula fará a entrega de um residencial do Minha Casa, Minha Vida.
Com Agência Brasil e CBN Goiânia