Concurso público em Nazário é suspenso após secretário responsável pela organização ser aprovado em 1º lugar

#Justiça | Um concurso público realizado pela Prefeitura de Nazário, foi suspenso após o secretário responsável pela organização, ser aprovado em 1º lugar em um dos cargos. Por considerar “evidente a suspeita de graves irregularidades”, a juíza Ana Tereza Waldemar da Silva decidiu pela suspensão do certame em caráter de urgência. A Prefeitura de Nazário informou que não foi intimada sobre a decisão da Justiça.

No documento, a Comissão Organizadora do Concurso afirmou que todos os atos do concurso foram pautados nos princípios da legalidade, moralidade, publicidade e transparência.

Segundo a decisão, a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) descreveu que Elvis Denes Ferreira, secretário de administração da cidade, foi responsável pelo fechamento do contrato com a banca organizadora do concurso, o Instituto de Tecnologia e Educação (ITEC).

O concurso

As provas para o preenchimento de vagas no quadro de cargos efetivos da Prefeitura de Nazário foram aplicadas no dia 14 de janeiro deste ano e, no dia 30 do mesmo mês, foi publicado o resultado preliminar da prova objetiva. Ainda não houve a respectiva homologação.

O secretário Elvis Denes foi aprovado em 1º lugar para o cargo de escriturário, com salário de R$ 1.653,32. No total, eram duas vagas para contratação e 12 para cadastro reserva. O secretário fez 88 pontos no concurso, sendo 100 a pontuação máxima.

Na ação, o MP-GO se manifesta dizendo que o caso “causou surpresa aos candidatos e resultou em inúmeras denúncias perante o órgão ministerial”.

A ação pediu a anulação do concurso. No entanto, a juíza decidiu por suspendê-lo para evitar prejuízos ao município e aos candidatos.

O pedido foi feito em caráter de urgência devido, de acordo com a juíza, “ao risco que a homologação do resultado do certame pode causar no que tange ao patrimônio público e aos candidatos possivelmente prejudicados”.

O espaço está aberto para a defesa de Elvis Denes, se manifestar sobre o caso.