#Tempo | Começou hoje (21) às 06h14, no Hemisfério Sul, o período mais frio do ano, conhecido como inverno. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a expectativa é de três meses com chuvas acima da média nas regiões Norte e Nordeste, devido ao fenômeno La Niña. O inverno vai até 22 de setembro, às 22h04 (horário de Brasília), quando começa a Primavera.
O fenômeno La Niña tem característica de registro de temperaturas abaixo da média na superfície da parte do Oceano Pacífico que fica próxima à Linha do Equador, o que afeta o clima na América do Sul. No Brasil, o aumento da precipitação e da vazão dos rios no Norte e a redução das chuvas na Região Sul estão entre os efeitos mais comuns.
Centro-Oeste
Para a região Centro-Oeste, massas de ar seco e quente também devem facilitar incêndios florestais principalmente nos meses de agosto e setembro. O inverno deve intensificar o período seco, e a tendência é de diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, ficando abaixo de 30%, com picos mínimos abaixo de 20%.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Marcelo Camargo/AB