#Brasil | Começa hoje (15/02) o pagamento do abono salarial ano-base 2021, para trabalhadores cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). O PIS é pago pela Caixa e o Pasep pelo Banco do Brasil. Tem direito quem tem cadastro há pelos menos cinco anos e que tenha trabalhado pelo menos 30 dias em 2021, com salário mensal médio de até dois salários mínimos.
O pagamento do PIS é feito seguindo a data de nascimento do beneficiário (PIS). Já o Pasep segue o número final da inscrição. O calendário vai até 17 de julho. Mas, o dinheiro ficará disponível até 28 de dezembro. Após esse prazo, os recursos voltam para o caixa do governo.
O abono é de até um salário mínimo, variando de acordo com o tempo trabalhado. Cerca de 22 milhões de pessoas devem receber o benefício, com valor total de mais de R$ 20 bilhões. Os recursos são oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Quem tem conta na Caixa recebe automaticamente. Quem não tem conta, receberá pela Conta Poupança Social Digital, através do aplicativo Caixa Tem ou em último caso, com o Cartão do Cidadão, que necessidade de senha.
Calendário do PIS:
Mês de nascimento Data do pagamento
Janeiro e fevereiro 15 de fevereiro
Março e abril 15 de março
Maio e junho 17 de abril
Julho e agosto 15 de maio
Setembro e outubro 15 de junho
Novembro e dezembro 17 de julho
Calendário do Pasep Banco do Brasil:
Final da inscrição Data do pagamento
0 15 de fevereiro
1 15 de março
2 e 3 17 de abril
4 e 5 15 de maio
6 e 7 15 de junho
8 e 9 17 de julho
Fonte: Agência Brasil | Foto: Marcelo Camargo/AB