Começa Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe

Reportagem: Eduarda Fernandes – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou nesta quarta (10) e segue até o dia 31 de maio em todo o território nacional. Em Palmeiras de Goiás a meta é vacinar aproximadamente 6,8 mil pessoas, somando todos os grupos de risco. Dois Postos de Saúde estão com salas de vacina funcionando das 07h às 16h30. É preciso levar o cartão de vacinação.

Dona de casa Sheila Pinheiro Cavalcante levou o neto Wellington Gomes Rodrigues Júnior, de 2 anos, para vacinar no 1º dia da campanha

Ao GO In Foco, a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, Eliane Morais, ressalta a importância da adesão à campanha, pois a vacina protege contra o vírus H1N1, H3N2 e a linhagem B. Morais explica que a vacinação em Palmeiras de Goiás é realizada em duas salas de vacina, uma na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Mendes de Mendonça, localizada no Setor Martinho, e outra na UBS Osvaldo Cassiano de Faria, no Setor Goianinha.

Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SMS, Eliane Morais

Nos dois locais o horário de atendimento é das 7h às 16h30, de segunda a sexta. “Pedimos à população que fique atenta ao calendário de vacinação contra gripe. Que os pais levem seus filhos à sala de vacinação, sabendo da importância da vacinação. Ressaltando que já tivemos dois casos confirmados de vírus da linhagem B no município”, alerta a coordenadora Eliane Morais.

Um dos locais de vacinação em Palmeiras de Goiás

Podem receber a vacina gratuitamente, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e mães que deram à luz há menos de 45 dias. Também fazem parte do grupo de risco os idosos, profissionais de saúde, professores, portadores de doenças crônicas, indígenas e detentos.

De hoje (10) até a próxima quinta (18) serão priorizadas as crianças, gestantes e puérperas. De 22 a 26 deste mês, a vacinação será destinada aos trabalhadores da área da saúde. Idosos poderão se vacinar do dia 29 deste mês até 3 de maio. O Dia D, quando todos os grupos podem se vacinar, está marcado para 4 de maio.

Enfermeira preparando a vacina

Maio

Depois disso, de 4 a 10 de maio, receberão a vacina portadores de doenças crônicas, comorbidades, síndrome de Down e outras síndromes. Dia 13 a 31 será a vez dos professores. Paralelamente, de 20 a 24 de maio, também serão imunizados detentos e funcionários do sistema prisional.

Doses

Para todos os Estados foram enviadas 63,7 milhões doses da vacina. Deste montante, mais de 1,9 milhão foi destinado a Goiás, que até o momento registrou apenas um caso oficial de Influenza. Para Palmeiras de Goiás, as vacinas serão enviadas conforme a necessidade da Secretaria de Saúde.

Tratamento

A orientação do Ministério da Saúde é que o tratamento seja feito com uso do antiviral fosfato de oseltamivir, que é indicado para os casos de síndrome respiratória aguda grave e casos de síndrome gripal. O tratamento deve ser realizado, preferencialmente, nas primeiras 48h após o início dos sintomas. Todos os estados estão abastecidos com o medicamento.

Cenário nacional

Ainda conforme o Ministério da Saúde, até 23 de março deste ano foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 mortes. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. O estado do Amazonas é o que apresenta a maior circulação do vírus, com 118 casos e 33 mortes. Por isso, lá a campanha de vacinação começou em 20 de março.

Créditos: Eduarda Fernandes

Calendário de vacinação da Secretaria de Saúde de Goiás