#Brasil | Com a circulação da sublinhagem BQ.1. da variante Ômicron, os casos de Covid-19 voltaram a aumentar em várias parte do país. Diante desse quadro de aumento, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar a utilização de máscaras. O comunicado foi feito neste domingo (13).
A recomendação é feita principalmente para pessoas com fatores de risco para as complicações da Covid-19, como imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com várias comorbidades. Também vale para pessoas que tiveram contato com infectados ou que estejam em situações de maior risco de contaminação, no caso de locais fechados e mal ventilados, onde tem aglomeração e serviços de saúde
As pessoas com suspeita ou que tiverem confirmação da doença, devem permanecer em isolamento, seguindo os protocolos já conhecidos.
O Ministério da Saúde também alerta para que as pessoas tenham esquema vacinal completo, incluindo às doses de reforço, e o uso de álcool em gel 70% para lavagem das mãos, quando não tiver água e sabão.
Dados
O boletim divulgado pelo Ministério da Saúde no domingo (13) traz que o Brasil teve o registro de mais quatro mortes por Covid-19, nas últimas 24 horas e um total de 994 novos casos da doença. Treze unidades da federação não atualizaram os dados até esta data.
Desde o início da pandemia, o país já teve 34.912.931 casos confirmados, com 688.658 mortes por complicações da Covid-19. Desse total, 34.114.074 pessoas se recuperaram da doença.
Fontes: CNN Brasil e Agência Brasil