CNBB lança Campanha da Fraternidade 2021

A Campanha da Fraternidade 2021 foi lançada nesta quarta-feira (17) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema deste ano é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”.

Ao fazer o lançamento pela internet, devido a pandemia, o secretário-geral da entidade, Dom Joel Portella Amado criticou radicalizações e polarização que vem ocorrendo no Brasil. “É triste ver que o nosso tempo vem representando a marca das radicalizações, das polarizações que dizem respeito às pessoas, em especial as mais simples e mais vulnerabilizadas. Nosso tempo necessita que radicalizemos a fraternidade e a união”, defendeu.

No texto-base da Campanha da Fraternidade são detalhadas algumas críticas como a “Negação da ciência” durante a pandemia de Covid-19; Atuação do governo federal no combate ao coronavírus; Igrejas que não respeitaram o distanciamento social e a “cultura de violência” contra mulheres, negros, indígenas e pessoas LGBTIQ+.

O Papa Francisco enviou mensagem à CNBB e pediu que os fieis orem pelas vítimas da Covid-19 e pelos profissionais de saúde e claro, que defendam o tema. “A Campanha da Fraternidade lembra que são os cristãos os primeiros a ter que dar exemplo, começando pela prática do diálogo ecumênico”, escreveu o pontífice.

A campanha é realizada pela Igreja Católica desde a década de 1960. O lançamento do tema ocorre sempre na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a quaresma que antecede a Páscoa. O tema é falado nas celebrações e programações da comunidade católica.

Palmeiras de Goiás

As Paróquias Divino Espírito Santo e São Sebastião celebraram missas nesta Quarta-feira de Cinzas. As missas deram início às celebrações que são realizadas na quaresma que começou hoje e termina na Quinta-Feira Santa, antes da Sexta-Feira da Paixão de Cristo.

Fonte: G1