#Religião | O domingo (08/10) foi marcado mais uma vez, pela tradicional procissão do Círio de Nazaré, que acontece todos os anos em Belém, no Pará. Esta foi a edição de número 231 e levou, mais uma vez, uma multidão ao evento religioso. A programação começou com a missa das 06h na Catedral Metropolitana de Belém e seguiu com a procissão levando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, no trecho de 3,6 quilômetros até a Praça do Santuário. O Círio de Nazaré realizado há mais de 200 anos, é o maior evento religioso do Brasil e um dos maiores do mundo, recebendo mais de 2 milhões de pessoas.
O evento começou há vários dias. A imagem peregrina percorreu cidades paraenses e várias romarias foram realizadas, desde a romaria fluvial, a romaria rodoviária que parte do município de Ananindeua (PA) até Belém, até a moto romaria com milhares de motocicletas. Na noite de sábado (07/10), ocorreu a chamada Transladação, que é a procissão que faz o caminho inverso do Círio onde estima-se a participação de 1,5 milhão de fiéis.
O ponto alto dos festejos aconteceu neste domingo, quando um dos símbolos das celebrações, a corda do Círio, com seus 800 metros de comprimento, foi carregada junto com a imagem peregrina pelos devotos. A corda foi fabricada pela primeira vez no Pará e utilizou mais de uma tonelada de fibra, tendo sido confeccionada com malva amazônica cultivada por agricultores de mais de 20 municípios paraenses.
Com Agência Brasil/Agência Pará | Foto: Reuters