Por Marcos Barbosa de Jesus | GO In Foco
O Governo do Estado lançou nesta sexta-feira (4), o Bolsa Cavalhadas, um programa estadual que destinará recursos para o incentivo às Cavalhadas de Goiás. O ato ocorreu durante o lançamento do Circuito Cavalhadas, edição 2018, na Sala de Cultura Dona Gercina Borges Teixeira, do Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O evento contou com a presença do governador José Eliton e de diversas autoridades e cavaleiros das cidades que promovem a festa tradicional.
As Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos em Goiás, unindo religiosidade, cultura, turismo e economia. Segundo o governador José Eliton, as Cavalhadas são “uma manifestação cultural que envolve todos os goianos, que projeta para o Brasil nosso coração, nosso sentimento de fé e religiosidade”, disse.
Para o presidente da Câmara Municipal de Palmeiras de Goiás e Imperador das Cavalhadas, Murillo Rodrigues a expectativa para o evento é muito boa. “Eu como Imperador desta festa maravilhosa de Palmeiras de Goiás tenho uma satisfação imensa de poder contribuir com esta tradição, que tenho certeza, é a festa mais bonita do Estado de Goiás. Quando a gente fala de Cavalhadas, a gente vê o movimento e Palmeiras de Goiás reúne em torno de 10 mil pessoas por dia, então é uma festa que merece respeito, merece nossa dedicação e carinho porque é uma festa tradicional e a gente tem que cuidar desta linda festa”, afirmou.
O presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia também está otimista com o Circuito Cavalhadas. “A expectativa é a melhor possível. Realmente as Cavalhadas mexem com o Estado todo. Eu acredito ser uma das maiores expressões culturais de nosso Estado e com esse formato de circuito das Cavalhadas onde nós conseguimos uniformizar a marca de todas as Cavalhadas colocando como um produto profissional, eu acredito muito na movimentação que vem gerando em todos os municípios”, concluiu.
Ao todo são 11 cidades que realizam Cavalhadas em Goiás: Posse, Santa Cruz de Goiás, Jaraguá, Pirenópolis, Crixás, São Francisco de Goiás, Cedrolina (Distrito de Santa Terezinha de Goiás), Hidrolina, Corumbá de Goiás, Pilar de Goiás e Palmeiras de Goiás. A temporada começa em maio e só termina em setembro.
Participaram do evento, a primeira-dama do Estado Fabrina Muller, o ex-governador Marconi Perillo, a deputada federal Magda Mofato, o ex-senador Demóstenes Torres, o secretário estadual da Secretaria Cidadã, Murilo Mendonça, prefeitos, vereadores e cavaleiros que fazem parte das Cavalhadas.
Pela primeira vez, Palmeiras de Goiás não teve a participação dos reis e cavaleiros, nem do prefeito da cidade, Vando Vitor, que foi representado pelo coordenador de Eventos da Prefeitura, Odélio Roberto. O Imperador Murillo Rodrigues foi o único representante oficial das Cavalhadas de Palmeiras de Goiás.
As Cavalhadas são representações baseadas nas tradições de Portugal e da Espanha na Idade Média, simbolizando o combate entre o exército cristão de Carlos Magno e os muçulmanos da Mauritânia para decidir quem detinha a fé verdadeira.
As nossas Cavalhadas são compostas por dois grupos de 12 cavaleiros, um deles vestido de azul, representando os cristãos, e o outro grupo trajando vermelho, simbolizando os mouros, povos do norte da África, Marrocos e Mauritânia, que dominaram por séculos a Península Ibérica. Um momento emocionante é o batismo dos mouros, derrotados, por um padre, marcando a conversão deles ao Cristianismo.
CRONOGRAMA DAS CAVALHADAS EM GOIÁS:
Maio
Posse e Santa Cruz de Goiás – 19 e 20 de maio
Jaraguá – 20 e 21 de maio
Pirenópolis 20 a 22 de maio
Junho
Palmeiras de Goiás – 1º a 3
Crixás e São Francisco de Goiás – 9 e 10
Hidrolina – 16 e 17
Julho
Cedrolina (Distrito de Santa Terezinha de Goiás) – 14 e 15
Setembro
Corumbá de Goiás – 7 a 9
Pilar de Goiás – 8 e 9