#Saúde | Chegou ao Brasil no sábado (20/01), a primeira remessa com 720 mil doses da vacina Qdenga, contra a dengue, que será oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outras 600 mil doses também serão enviadas para o Brasil, pelo laboratório japonês Takeda Pharma, de forma gratuita. Além disso, o governo federal comprou 5,2 milhões de doses, que serão entregues gradualmente até novembro.
O total de 6,52 milhões de doses que serão disponibilizados ao longo de 2024 vai imunizar pouco mais de 3,2 milhões de pessoas, já que o esquema vacinal requer duas doses, com intervalo mínimo de 90 dias entre elas.
A previsão é que as primeiras doses do imunizante comece a ser aplicado em fevereiro, mas de forma restrita, ou seja, direcionada inicialmente ao público-alvo como crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina em pessoas de 4 a 60 anos para prevenir a dengue, mesmo que a pessoa já tenha sido contaminado pela doença anteriormente.
Com uma quantidade inicial de doses abaixo da população total, as vacinas, segundo o Ministério da Saúde serão enviadas aos municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população igual ou maior que 100 mil habitantes.
O Brasil é o primeiro país a oferecer a vacina Qdenga contra a dengue, no sistema nacional. A vacina já está disponível em clínicas particulares desde julho do ano passado.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados/MS e Ministério da Saúde