CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira

#Esporte | A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou oficialmente nesta segunda-feira (12/05) a contratação do italiano Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira. Em nota divulgada à imprensa, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, exaltou o prestígio internacional do técnico europeu e afirmou que a escolha representa um novo capítulo para o futebol brasileiro. “Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta”, afirmou Ednaldo.

O contrato de Ancelotti vai até a Copa do Mundo de 2026, e ele deve estrear no comando da Seleção nos dois próximos jogos das eliminatórias sul-americanas: contra o Equador, no dia 5 de junho, e o Paraguai, no dia 10 de junho.

Atualmente no comando do Real Madrid, Ancelotti só deverá assumir integralmente a Seleção após o encerramento do Campeonato Espanhol, no próximo dia 26 de maio. O clube merengue ainda tem três jogos restantes na competição: contra o Mallorca (14/05), Sevilla (18/05) e Real Sociedad (24/05). Existe a possibilidade de uma liberação antecipada caso o Barcelona, líder com sete pontos de vantagem, confirme o título antes da última rodada.

O anúncio encerra uma novela que se estende há quase dois anos. As primeiras conversas entre a CBF e Ancelotti ocorreram ainda em 2023, mas a renovação de contrato com o Real Madrid adiou a concretização do acordo.

Saída de Dorival Júnior e cenário da Seleção

Durante o período de indefinição, a Seleção foi comandada interinamente por Fernando Diniz e, posteriormente, por Dorival Júnior, que acabou demitido em março após resultados insatisfatórios nas eliminatórias e na Copa América 2024. Atualmente, o Brasil ocupa a 4ª colocação nas Eliminatórias Sul-Americanas, atrás de Argentina, Uruguai e Colômbia.

A CBF chegou a anunciar, em 29 de abril, o encerramento das negociações com Ancelotti, diante da dificuldade de liberação pelo Real Madrid. Entretanto, as tratativas foram retomadas e o acordo foi selado nos últimos dias.

Um currículo campeão

Carlo Ancelotti, de 65 anos, é considerado um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol. Natural de Reggiolo, na Itália, o ex-jogador conquistou títulos pelos maiores clubes da Europa. Entre seus feitos, destacam-se:

  • 5 títulos da Liga dos Campeões como técnico (e outros 2 como jogador)
  • 3 títulos do Mundial de Clubes
  • Passagens vitoriosas por Milan, Juventus, Chelsea, PSG, Bayern de Munique e Real Madrid
  • Em 2019, foi eleito pela France Football como um dos 10 maiores treinadores da história

Com a confirmação, Ancelotti se torna o terceiro técnico estrangeiro a assumir a Seleção Brasileira:

  1. Ramón Platero (URU) – comandou a Seleção no Sul-Americano de 1925
  2. Filpo Núñez (ARG) – dirigia o Palmeiras quando foi convidado a comandar o Brasil em amistoso em 1965
  3. Carlo Ancelotti (ITA) – agora assume com contrato até 2026

A aposta em um nome internacional de peso sinaliza a busca por renovação e retorno aos tempos de protagonismo. A expectativa dos torcedores é grande, e o desafio de Ancelotti é recolocar o Brasil no topo do futebol mundial.

Fonte: Agência Brasil | Foto: Reuters