Casos de Covid-19 voltam a aumentar em Palmeiras de Goiás

#PalmeirasdeGoiás | O ano começou com o aumento de casos de Coronavírus e de Influenza, especialmente da nova cepa H3N2. Só nas últimas 24 horas, a Secretaria da Saúde registrou mais 25 casos de Covid-19 e confirmou vários casos de H3N2. Na segunda-feira (3) foram realizados cerca de 500 atendimentos de pacientes com síndromes gripais, nas Unidades de Saúde da cidade. Autoridades recomendam que a população continue tendo os mesmos cuidados indicados no início da pandemia do Coronavírus.

Covid-19

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado na noite de sexta-feira (7), Palmeiras de Goiás tem 69 casos positivos de Covid-19, sendo que todos os pacientes estão se recuperando em casa. A boa notícia é que desde novembro, não tem pacientes internados com a doença. O número de suspeitos e de casos em observação chama a atenção, pois estava praticamente zerado. São 54 pessoas com suspeitas e 276 em observação.

Desde maio de 2020, o município já teve 7.153 casos confirmados, sendo que 6.976 pessoas se recuperaram. Outras 108 pessoas faleceram devido a complicações da doença.

Secretário da Saúde, Carlos Mamede

H3N2

Em entrevista para as redes sociais da Prefeitura, nesta semana, o secretário da Saúde, Carlos Mamede, confirmou que já foram registrados casos da gripe H3N2 em Palmeiras e alertou a população. “As medidas protetivas são as mesmas, por se tratar de vírus de fácil contaminação, pelas vias aéreas, as mesmas de dois anos, desde que a Covid se instalou, em todo território mundial. Então é o distanciamento, higienização da forma correta com álcool em gel, água e sabão e principalmente o uso de máscara”, disse.

O secretário informou que casos leves e suspeitos estão sendo atendidos nas Unidades Básica de Saúde, sendo que a testagem de Covid-19 é feita na UBS do Setor Goianinha, das 07h às 10h e das 13h às 16h. As UBS funcionam de segunda a sexta das 07h à 17h.

Já os casos graves com sintomas como febre, falta de ar, diarreia, entre outros, são atendidos na Unidade de Apoio ao Pronto Socorro, que agora funciona na antiga Unidade Covid-19. Segundo o secretário, o número de consultórios foi ampliado para o atendimento.  A Unidade de Apoio funciona 24 horas por dia.

Na segunda-feira (10) será realizada uma grande ação de vacinação tanto para Covid-19 quanto para gripe. Para Covid-19 serão aplicadas 1ª dose para pessoas acima de 12 anos, 2ª dose para quem está com dose atrasada e 3ª dose para pessoas acima de 35 anos com intervalo de quatro meses da segunda dose.

Também será disponibilizada vacina contra influenza/H1N1 para pessoas acima de seis meses de idade. Quem se vacinou há um ano, também pode se vacinar. A campanha será no Cepal, das 08h às 16 horas. É preciso levar o Cartão de Vacinas e Cartão do SUS.

NÚMEROS PALMEIRAS DE GOIÁS EM 07/01/22:

Total de confirmados: 7.153
Total de recuperados: 6.976
Mortes: 108
Casos ativos: 69
Isolamento domiciliar: 69
Hospitalizados: 00
Suspeitos: 54
Em observação: 276
Descartados: 15.649

Medidas recomendadas: Uso de máscara, distanciamento, higienização das mãos e objetos.
Telefone para informações sobre Covid-19 em Palmeiras de Goiás: (64) 99916-2540

Fonte: Secretaria da Saúde | Fotos: GO In Foco