#Religião | Começou oficialmente nesta terça-feira (06/05) a reclusão dos cardeais que participarão do conclave para eleger o próximo papa. A decisão sobre quem será o novo líder da Igreja Católica, após a morte do papa Francisco no mês passado, será tomada a portas fechadas na Capela Sistina, no Vaticano, a partir da tarde de quarta-feira (07/05). A primeira votação está marcada para às 14 horas (horário de Brasília). Fumaça preta significa que ainda não teve escolha e fumaça branca, mostra que houve a escolha de um novo pontífice.
Ao todo, 133 cardeais com menos de 80 anos (7 brasileiros) — número recorde na história recente da Igreja — têm direito a voto. Eles ficarão totalmente isolados do mundo exterior até o fim da eleição, conforme determina o rígido protocolo do conclave.
Do Brasil, participam os cardeais Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus; Dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo; Dom Orani Tempesta, cardeal do Rio de Janeiro. Também estão entre os votantes do conclave Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador; Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília; e Dom João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília. Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, com 88 anos, pode ser votado, mas não vota.
A sucessão de Francisco está em aberto, com nomes especulados mas sem consenso. Há cardeais que desejam um pontífice que continue a missão do papa Francisco de promover uma Igreja mais transparente, moderna e inclusiva. Outros preferem um retorno à doutrina mais tradicional.
Como de costume, o conclave pode durar vários dias, com rodadas de votação realizadas até que um candidato obtenha pelo menos dois terços dos votos — ou seja, 89 votos neste caso. Durante todo o processo, os cardeais prestam juramento de sigilo absoluto. Neste primeiro dia, haverá apenas uma votação. A partir de quinta-feira (08/05), os cardeais passarão a votar quatro vezes por dia, se necessário. Ao final de cada votação, as cédulas são queimadas. Se a cor da fumaça for preta, indica indecisão. Se a fumaça for branca, mostra que um novo papa foi escolhido.
O mundo aguarda, com expectativa e respeito, a fumaça branca que anunciará o novo chefe da Igreja Católica, que lidera 1,4 bilhão de fiéis em todo o planeta. A fumaça sairá da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano.
Fonte: Agência Brasil

