#Religião | A campanha da Fraternidade 2024 foi lançada nesta Quarta-feira de Cinzas (14/02), pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Igreja no Brasil. O tema deste ano é: “Fraternidade e Amizade Social”, e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf. MT 23,8). A Campanha da Fraternidade é realizada no início da Quaresma, o período de jejum e preparação espiritual que antecede a Páscoa. O objetivo é incentivar a solidariedade em relação a um tema social.
A campanha completa 60 anos neste ano e durante as cincos próximas semanas será amplamente discutida. O encerramento será com a Coleta Nacional da Solidariedade, no dia 24 de março, e em todas as celebrações do fim de semana do Domingo de Ramos.
A Coleta Nacional da Solidariedade é fundamental para garantir o apoio a muitas iniciativas solidárias de empreendedorismo comunitário, combate à fome, entre outras, indicadas pela própria Igreja espalhadas pelo país, sempre ligadas ao tema da própria Campanha de cada ano, conforme divulgado nos editais do Fundo Nacional de Solidariedade.
Em 2023, a Campanha da Fraternidade foi refletida e vivenciada sob o tema “Fraternidade e fome”, diante da situação de retorno do país ao Mapa da Fome. Com recursos da Coleta Nacional da Solidariedade do ano passado, o Conselho Gestor do FNS realizou três reuniões. Foram aprovados 240 projetos indicados pelos bispos e distribuídos R$ 6.577.799,88 em todo país.