#Política | A Câmara Municipal de Goiânia aprovou na última terça-feira (20/12) em definitivo o aumento de 35 para 39 vereadores, a partir das próximas eleições. Mesmo com a impopularidade da medida, o presidente da Casa, Romário Policarpo, acredita que a mudança não fere o princípio da moralidade. Outras cidades do interior também estão discutindo o assunto.
Em Palmeiras de Goiás, a presidente da Câmara, Taís Lopes, informou que a mudança irá depender do resultado do censo populacional e depois de decisão do próprio Legislativo. Na última estimativa, em 2021, o município tinha 29915 habitantes e com o levantamento do IBGE neste ano a expectativa é que esse número ultrapasse 30 mil. Dessa forma, haveria a autorização legal para a cidade aumentar de 11 para 13 vereadores.
A Constituição Federal estabelece que o número de vereadores de um município é definido de acordo com a quantidade de habitantes, que vai de nove parlamentares para cidades com até 15 mil moradores a 55 para as que tem uma população de mais de oito milhões de pessoas.
Para o cientista político, Lehninger Mota, o aumento de representantes do Legislativo tem o principal objetivo de atender aos interesses dos próprios vereadores.
Veja a reportagem de Rafael Mesquita