Brasileiros terão Carteira de Identidade com registro único

#Brasil | Foi lançada nesta quarta-feira (23), a nova carteira nacional de identidade, que será unificada em todo o país. O documento terá o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF), para evitar fraudes, justificou o governo. O lançamento foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro, em cerimônia no Palácio do Planalto.

O novo RG será gratuito e terá validade de 10 anos. Os documentos atuais de pessoas com idade até 60 anos continuarão sendo aceitos por até dez anos. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.

Os Institutos de Identificação terão prazo até 6 de março do ano que vem, para se adequarem à mudança. O decreto presidencial entrará em vigor no dia 1º de março.

O RG continuará sendo emitido pelos órgãos estaduais, como Secretarias de Segurança Pública, mas terão o mesmo formato e padrão de emissão, unificado. Além do documento emitido em papel, o cidadão também terá a versão em formato digital, na plataforma Gov.br.

“Gradativamente, deixaremos de ter uma carteira de identidade para cada Estado. São 26 Estados e o Distrito Federal, cada um com sua carteira. Isso vai acabar. Haverá uma identificação única do cidadão”, destacou o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Atualmente, os cidadãos podem ter até 27 documentos de identidade com números diferentes emitidos pelas unidades da federação. Com o novo modelo unificado, isso vai acabar, informou o governo.

Modelo do novo RG