#Brasil | O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá outros 10 presidentes dos países sul-americanos no Palácio do Itamaraty, em Brasília, nesta terça-feira (30/05), para encontro da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Os chefes de Estado da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela confirmaram presença. O primeiro a chegar foi Nicolás Maduro, da Venezuela, na noite de domingo (28/05). Maduro terá reunião com o presidente Lula hoje (29/05).
A única ausência no encontro da Unasul será a presidente do Peru, devido a impedimentos legais internos do país. O Peru enfrenta uma grave crise política desde a destituição do ex-presidente Pedro Castillo no final do ano passado. Em vez da presidente Dina Boluarte, o presidente do conselho de ministros peruano, Alberto Otárola, estará presente. A Guiana Francesa, como território ultramarino da França, também não participará.
O objetivo principal dessa cúpula é retomar o diálogo com os países sul-americanos, que ficou estagnado nos últimos anos, sendo uma prioridade do governo Lula. Embora haja diferenças de visão e ideologia entre os países, o governo busca reativar o diálogo com base em pontos comuns, como afirmou Gisela Padovan, embaixadora e secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
A expectativa é que os presidentes discutam formas concretas de ampliar a integração regional, incluindo a possível criação ou reestruturação de um mecanismo de cooperação sul-americano abrangente. Atualmente, não existe nenhum bloco com essa abrangência na região.
A União das Nações Sul-Americanas (Unasul), criada em 2008 durante o segundo mandato de Lula, foi se desintegrando ao longo do tempo e agora conta com apenas sete membros. O Brasil também voltou a integrar a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) este ano.
A reunião será informal, com duas sessões. Pela manhã, cada presidente fará um pronunciamento com tema livre, seguido de um almoço. À tarde, eles retomarão a conversa em um diálogo informal e descontraído. Além disso, está previsto um jantar oferecido por Lula no Palácio da Alvorada. Não há previsão de uma declaração final da cúpula, e possíveis reuniões bilaterais entre Lula e outros líderes podem ocorrer já nesta segunda-feira (29/05) quando as delegações chegarem a Brasília.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Marcelo Camargo/AB