#Brasil | O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou em nota divulgada na manhã desta terça-feira (15/08), que houve uma interrupção de energia que atingiu diversos Estados, por volta das 8h30. O ‘apagão’ ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste, informou a nota do ONS. Cidades goianas também foram atingidas como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Anicuns, Luziânia, Vianópolis e Caçu.
Segundo o ONS, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste, atingindo também Estados do Sudeste.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.
Pelas redes sociais, o ministro informou que está retornando ao Brasil para acompanhar de perto os procedimentos com as equipes vinculadas à sala de situação. Ele estava no Paraguai, onde acompanhava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pautas comuns aos dois países, inclusive a de produção de energia.
“Desde as primeiras notícias da interrupção do abastecimento de energia em alguns Estados nesta manhã, determinei o rápido reestabelecimento dos serviços, assim como a devida apuração dos motivos que levaram à queda de energia.”
Resposta rápida
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou que a situação deve ser normalizada em poucas horas e que a ação do Ministério de Minas e Energia para recomposição foi rápida. “Eu fiquei sabendo logo em seguida, às 8h30 da manhã, mas as providências foram tomadas rapidamente”.
Ele afirmou que as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste já estão normalizadas.
Segundo ele, há uma dificuldade operacional em Imperatriz, no Maranhão, mas ele acredita que o problema será superado em breve.
Com Agência Brasil e O Popular | Foto: AB