#Brasil | Com o aumento dos casos de Varíola dos Macacos no país, a luz de alerta já acendeu na Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo o Ministério da Saúde, já foram confirmados 813 casos da doença. Para a líder técnica da OMS para a doença, Rosamund Lewis, a situação no Brasil “é muito preocupante” e que os casos podem estar sendo subnotificados por não haver testes suficientes.
No fim de semana, a OMS declarou a Varíola dos Macacos como uma situação de emergência de interesse internacional. “Temos um surto que se espalhou rapidamente pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebrevesus.
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que a doença é prioridade para a pasta, que faz constante monitoramento e analisa a situação epidemiológica constantemente para definir orientações e ações de vigilância e resposta à doença no Brasil.
O Ministério da Saúde faz tratativas com a OMS visando a aquisição da vacina contra a doença, mas ainda não há uma data para disponibilização do imunizante à população. Segundo o Ministério da Saúde, as negociações com o fabricante, está sendo feita de modo global, para ampliar o acesso ao imunizante para os países com casos confirmados.
São Paulo lidera o número de casos com 595 confirmações. Depois vem o Rio de Janeiro com 109 pessoas com a doença, em seguida estão: Minas Gerais, com 42; Distrito Federal, com 13; Paraná, com 19; Goiás, com 16; Bahia, com três; Rio Grande do Sul, com três; Pernambuco, com três; Santa Catarina, com três; Ceará, com dois; Rio Grande do Norte, com dois; Espírito Santo, com dois e Mato Grosso do Sul, com um.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Reuters