#Brasil | O Ministério da Saúde anunciou na segunda-feira (20) que fará a doação de ao menos dez milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para nações de baixa renda, por meio da aliança internacional Covax Facility, coordenada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), assim como para países vizinhos.
Os detalhes foram divulgados pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e pelo embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto, que responde interinamente pelo Itamaraty. Uma Medida Provisória (MP) sobre o assunto já foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), autorizando o Poder Executivo federal a doar os imunizantes em situação de cooperação humanitária.
O ministro disse também que é possível que, além das 10 milhões de doses iniciais, mais 20 milhões de doses sejam doadas posteriormente, totalizando ao menos 30 milhões de unidades da vacina, sem comprometer a estratégia de imunização da população brasileira. “Gostaria de indicar que as doações a serem efetivadas pelo governo brasileiro não comprometerão nossa bem-sucedida estratégia de imunização, incluindo a distribuição de doses de reforços para todos os públicos, para todas as faixas etárias que, eventualmente, forem incluídas em nosso Programa Nacional de Imunizações”, afirmou.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Reuters