#Carnaval | Para garantir a segurança de quem vai pular a folia a partir deste fim de semana, em todo o Estado, o Corpo de Bombeiros vai realizar a Operação Carnaval 2023, com atuação direta em 22 postos avançados em diversas regiões. A unidades temporárias vão se juntar as 50 unidades operacionais que também receberão reforço de efetivo. O lançamento oficial da operação acontecerá nesta sexta-feira (17/02), às 08 horas da manhã, no pátio do 1º Batalhão Bombeiro Militar, em Goiânia.
De acordo com o comando, o foco da operação será no trabalho educativo para sensibilizar os foliões a não estragarem a festa. A ideia é que pequenos cuidados podem evitar grandes tragédias. O reforço do efetivo será enviado para os municípios que solicitaram apoio, além dos locais onde o feriado prolongado é comemorado tradicionalmente em Goiás como Caldas Novas, São Simão, Aruanã e Três Ranchos.
Os bombeiros militares serão distribuídos em 22 postos avançados montados à beira de lagos, represas e rios, onde se observa uma grande concentração de turistas e serão utilizadas embarcações como canoas e moto náuticas, além dos equipamentos de segurança obrigatórios como coletes salva-vidas e boias.
Outro objetivo do Corpo de Bombeiros Militar é reduzir o tempo-resposta no atendimento às ocorrências e dar rápido suporte de vida para os foliões que necessitarem de socorro especializado. Para isso, o planejamento da operação previu a ação integrada de cada unidade e posto e, também um reforço nas viaturas e equipamentos disponíveis para as equipes de bombeiros.
O Corpo de Bombeiros Militar empregará efetivo extra de 206 militares para a Operação Carnaval 2023, além de 68 viaturas, 23 embarcações e 29 mergulhadores. Todas as unidades operacionais também irão reforçar sua atuação operacional.
Foto: Reprodução