Bolsonaro segue internado em UTI, após cirúrgia que durou mais de 12 horas

#Política | O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília (DF), após passar por uma cirurgia de emergência no intestino neste domingo (13/04). Segundo o boletim médico divulgado na manhã desta segunda-feira (14/04), o quadro é estável e sem dor, mas ainda não há previsão de alta. O procedimento, que durou cerca de 12 horas, foi necessário para tratar uma obstrução intestinal causada por uma dobra no intestino delgado, agravada por aderências resultantes de intervenções cirúrgicas anteriores — todas consequências da facada sofrida por Bolsonaro em 2018, durante a campanha presidencial.

A cirurgia, chamada laparotomia exploradora, também incluiu a reconstrução da parede abdominal, com reforço na musculatura da região.

A internação foi antecedida por um episódio de forte mal-estar na sexta-feira (11/04), quando Bolsonaro participava de um evento político no interior do Rio Grande do Norte. Ele foi socorrido por uma equipe do Samu e transferido de helicóptero para Natal, com apoio logístico da governadora Fátima Bezerra (PT).

No sábado (12/04), o ex-presidente foi levado ao Hospital Rio Grande, na capital potiguar, e, em seguida, transferido para o Hospital DF Star, em Brasília, onde passou pela cirurgia no dia seguinte. O procedimento teve início por volta das 10h da manhã de domingo (13/04).

De acordo com Cláudio Birolini, médico pessoal de Bolsonaro, o episódio de sexta-feira foi o mais grave desde o atentado de 2018. “Apesar de não ter acompanhado todos os episódios presencialmente, este foi, sem dúvida, o quadro mais delicado desde a facada”, declarou.

Apoiadores e manifestações

Desde a notícia da internação, apoiadores têm se reunido em frente ao hospital, em Brasília, em vigília e orações. Nas redes sociais, diversos parlamentares bolsonaristas, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pediram orações e destacaram a gravidade do histórico de saúde do ex-presidente.

Coletiva médica

A equipe médica do DF Star deve conceder uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (14), às 9h, para atualizar o quadro clínico e responder perguntas da imprensa. Até o momento, Bolsonaro permanece em observação intensiva, consciente e colaborativo.

Fontes: Metrópoles – Agência Brasil e The News