#Bancos | Começou a valer na última sexta-feira (15/03), a nova medida que dá agilidade ao processamento de boletos bancários. Segundo a Federação Brasileiras de Bancos (Febraban), os documentos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia, conforme o contrato que o credor mantiver com a instituição financeira para emissão de boletos.
As próprias instituições bancárias é que definem o prazo de liquidação da cobrança no mesmo dia. Se o boleto for pago após às 13h30, poderá ter a liquidação no dia útil seguinte.
A Febraban informou que essa agilidade na liquidação dos boletos faz parte de um projeto de modernização e envolverá 136 instituições bancárias. A expectativa é que, num primeiro momento, 57% dos boletos pagos, devem ser processados no mesmo dia. Os outros 43% seriam liquidados no dia seguinte.
Para o e-commerce a agilidade na liquidação do boleto vai trazer vantagens para os vendedores e compradores, enquanto que nos pagamentos normais, nada muda para o consumidor, apenas para o credor.
O boleto bancário ainda é muito utilizado pelos brasileiros, sendo o quarto meio mais usado para pagamentos de contas de consumo. No ano passado, foram registrados 4,2 bilhões de transações por meio de boletos, o que corresponde a R$ 5,8 trilhões.
Fonte: Agência Brasil