Biden sanciona lei que pode banir TikTok nos EUA

#Internacional | O presidente dos EUA, Joe Biden, sancionou nesta quarta-feira (24/04) um Projeto de Lei que determina a proibição do TikTok no país, a menos que seu proprietário chinês, a ByteDance, venda a operação americana da empresa em um prazo de até nove meses. O projeto já havia sido aprovado pelo Senado americano.

O aplicativo de compartilhamento de vídeos tem milhões de usuários em todo o mundo, mas enfrenta questões crescentes sobre a segurança dos dados dos usuários e suas ligações com o governo de Pequim. Em nota, o TikTok afirma que contestará judicialmente a lei, que define como “inconstitucional”.

Legisladores de ambos os principais partidos dos EUA pressionaram por uma lei que proíba o TikTok, a menos que a ByteDance concorde em vender o aplicativo para uma empresa não chinesa. Eles temem que o governo chinês possa forçar a empresa a entregar dados sobre os 170 milhões de usuários da rede social nos EUA. O TikTok insiste que não forneceria dados de usuários estrangeiros ao governo chinês.

Esta não é a primeira vez que as autoridades americanas atacam o TikTok. O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, tentou proibir o aplicativo quando estava na Casa Branca em 2020. Mas Trump – agora confirmado como candidato republicano para as eleições presidenciais de 2024 – criticou a nova legislação, argumentando que limitar o TikTok beneficiaria injustamente o Facebook.

Fonte : BBC News Brasil