#Bancos | A partir desta segunda-feira (03/02), os boletos bancários poderão ser pagos não apenas por código de barras, mas também via Pix. A medida faz parte de uma resolução aprovada pelo Banco Central (BC) em dezembro, que busca modernizar o tradicional meio de pagamento. Agora, os boletos poderão conter um código QR específico para pagamento via Pix, permitindo que o usuário conclua a transação de forma ágil ao apontar a câmera do celular.
A principal vantagem dessa inovação é a compensação instantânea da operação, eliminando a necessidade de aguardar dias para a confirmação do pagamento, como ocorre atualmente. Algumas companhias e prestadores de serviço já emitiam boleto com o QR para pagamento via Pix.
Além disso, a resolução prevê a criação do boleto dinâmico, que permitirá a transferência de titularidade de papéis quando a dívida for comercializada. No entanto, essa funcionalidade ainda aguarda instrução normativa do BC para entrar em vigor.
Segundo o Banco Central, a nova ferramenta trará maior segurança ao pagamento de dívidas representadas por títulos como a duplicata escritural, prevista na Lei nº 13.775/2018. Com o boleto dinâmico, os pagamentos serão direcionados automaticamente ao legítimo detentor dos direitos sobre o título, garantindo confiabilidade tanto para pagadores quanto para credores.
A implementação do boleto dinâmico ocorrerá até seis meses após a aprovação de ao menos um sistema digital de escrituração ou registro desses ativos. O BC ressalta que essa modernização representa um avanço significativo para a segurança e eficiência do sistema financeiro, beneficiando especialmente pequenas e médias empresas na negociação de títulos.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Bruno Peres/AB