#Economia | O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu nesta quarta-feira (22/03) manter os juros básicos da economia, conhecidos como taxa Selic, em 13,75% ao ano. Essa decisão não surpreendeu os analistas financeiros, mas desagradou membros do governo que defendiam uma redução da taxa. Em comunicado, o BC justificou a manutenção da taxa de juros com base em fatores como a deterioração do cenário internacional, a desaceleração da economia doméstica e a inflação acima do teto da meta. Além disso, o comunicado cita a incerteza em relação ao futuro arcabouço fiscal do governo. A taxa Selic continua no seu maior nível desde janeiro de 2018.
A taxa Selic é o principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação, medida pelo IPCA. Desde o final do ano passado, a inflação vem aumentando devido a fatores como a reversão parcial das desonerações sobre os combustíveis e o aumento de preços em setores como alimentação, educação e saúde.
Para 2023, a meta de inflação é de 3,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. A elevação da taxa Selic ajuda a controlar a inflação, mas pode dificultar a recuperação da economia, que o BC projeta crescimento de 1% para 2023, segundo o último Relatório de Inflação.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Marcello Casal Jr.