#Brasil | O Banco Central (BC) volta a liberar nesta segunda-feira (14) a consulta aos valores que foram esquecidos em bancos. Na primeira liberação, houve grande procura e o site saiu do ar. Desta vez, o BC criou uma página exclusiva para a consulta. O site é https://valoresareceber.bcb.gov.br/
Segundo o BC é preciso acessar o site e fazer a busca, utilizando o CPF, no caso de pessoas físicas, e do CNPJ, no caso das empresas. Uma nova data será indicada para consultar os valores e solicitar a existência de recursos para saque. Se o cidadão perder a data, precisará fazer todo o processo inicial.
O dinheiro só começará a ser devolvido a partir do dia 7 de março, preferencialmente por PIX.
Segundo o Banco Central, nesta primeira fase, cerca de R$ 3,9 bilhões devem ser devolvidos para 24 milhões de pessoas físicas e jurídicas. O valor total deve chegar a R$ 8 bilhões.
O dinheiro a ser devolvido vem de valores de contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível; tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o Banco Central e recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.
É preciso tomar muito cuidado com golpes. O único site para consulta ao SVR (sistema de valores a receber) e para solicitação de valores é o valoresareceber.bcb.gov.br
O Banco Central alerta que não envia links e nem entra em contato com o cidadão para tratar sobre valores a receber ou confirmar dados pessoais.
Fonte: G1