#Internacional | O começo de 2024 no Japão foi marcado por uma tragédia causada por um terremoto de magnitude de 7,6. O último balanço das autoridades mostra 48 mortes e pelo menos 14 pessoas com ferimentos graves. O terremoto atingiu o centro-norte do país, às 16h10, no horário local, no dia 1 de janeiro. O sismo também danificou casas e provocou muitos incêndios. Apesar da gravidade, todos os avisos de tsunami já foram suspensos pelas autoridades.
Foram 155 tremores, incluindo um abalo muito forte com 7,6 e outro acima de 6 na escola Richter. Um outro abalo de magnitude 5 também foi registrado.
Mais de 32 mil famílias continuam sem energia elétrica, de acordo com divulgação da agência de notícias France Presse (AFP). Estradas importantes foram fechadas e os serviços do trem-bala de Tóquio foram suspensos.
Após o registro do tremor, mensagens com a frase “Tsunami! Evacuar!, foi inserida nas telas de televisão das províncias de Ishikawa, epicentro do terremoto. O alerta previa ondas de cinco metros de altura. Posteriormente, o aviso reduziu para ondas de no máximo três metros.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o terremoto foi o mais forte na região em mais de 40 anos. O governo japonês disse à imprensa que as autoridades ainda estavam verificando a extensão dos danos causados pelo terremoto.
Fonte: Reuters, Folha Press e Agência Brasil | Foto: Reuters