#Bombeiro | Na manhã de ontem (24/08), militares do Posto de Cavalcante, da Operação Cerrado Vivo, foram acionados para realizar um resgate inusitado: uma Arara Canindé (Ara araruana) estava dentro das dependências do Colégio Estadual Elias Jorge Cheim, localizado no Setor Cavalcantinho. O Posto de Cavalcante desempenha um papel fundamental na Operação Cerrado Vivo, cujo objetivo é a proteção do bioma Cerrado, na região da Chapada dos Veadeiros e arredores.
As Araras Canindé são aves gregárias e vocalizam de forma ruidosa. Elas podem viver em comunidades numerosas, mas também é comum encontrá-las em grupos menores, incluindo casais com crias. Uma característica marcante é que, uma vez que formam um par, essas aves não se separam.
A ave encontrada dentro do Colégio era um adulto e, felizmente, não apresentava ferimentos. Ela estava no interior da sala do 9º Ano. Com o uso de técnicas de salvamento terrestre, os militares procederam ao resgate do animal. O local escolhido para a reintrodução da Arara Canindé foi o Mirante da Nova Aurora, que fica a aproximadamente 13 km do centro da cidade. Após o resgate, a arara voou livremente sobre o Vale do Rio das Almas.