Após alta, papa Francisco retorna ao Vaticano

#Internacional | Após ser internado no Hospital Gemelli, em Roma, com uma infecção respiratória, o papa Francisco teve alta na manhã deste sábado (1º/04) e está se preparando para presidir às cerimônias da Semana Santa. O pontífice argentino foi diagnosticado com uma bronquiolite viral, uma infecção nos pulmões causada por um vírus.

De acordo com o Vaticano, o estado de saúde de Francisco melhorou significativamente desde a sua internação, e ele já se encontra na Casa de Santa Marta, no Vaticano. O papa foi visto cumprimentando as pessoas que se aglomeraram em torno do hospital antes de partir para o Vaticano.

O chefe da Igreja Católica sofre de diverticulose, uma doença do cólon que o levou a passar por uma intervenção cirúrgica e ficar internado no mesmo hospital em 2021. Além disso, aos 21 anos, Francisco foi operado devido a uma pneumonia grave, que levou à retirada de uma parte do pulmão direito.

Apesar das complicações de saúde anteriores, o papa estará presente nas celebrações da Semana Santa, que começam no Domingo de Ramos e terminam no Domingo de Páscoa. Ele estará sempre acompanhado por um cardeal celebrante, responsável pelos deveres no altar.

A alta do papa Francisco é uma boa notícia para os católicos em todo o mundo, que agora podem contar com a presença do líder da Igreja Católica nas celebrações mais importantes do ano litúrgico.