Aparecida terá totens que poderão ser acionados em caso de ameaça a segurança pública

 #AparecidadeGoiânia | Foi assinada nesta quarta-feira (15/05) ordem de serviço para a implementação de totens de segurança pública em 101 pontos de Aparecida de Goiânia. A Solenidade aconteceu na Praça da Cidade Administrativa Maguito Vilela com as presenças do prefeito Vilmar Mariano e do secretário municipal de Segurança Pública, Jorge Luiz Marreiros Saldanha. Os totens tem o objetivo de reforçar a segurança do município.

Caso qualquer pessoa se sinta insegura nas ruas, basta acionar o botão de pânico instalado no equipamento realizando uma chamada de ligação para a Guarda Civil Municipal (GCM), no Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) da cidade, que comunica com a viatura mais próxima do local para atender a ocorrência.

O dispositivo também possui uma tecnologia que identifica se há algum tipo de ação suspeita ou crimes ocorrendo nas proximidades do ponto em que está instalado. Os totens serão implementados em locais estratégicos de grande movimento, como em terminais e unidades de saúde, shoppings, escolas e pontos de aglomeração em avenidas.

Segundo o secretário Jorge Luiz, esses totens não apenas promovem a segurança pública, mas também fornecem uma série de recursos eficazes, incluindo sirenes, giroflex, botão de emergência, comunicador bidirecional, mensagens de áudio automáticas e gravação de imagens em 360º. Além disso, segundo o secretário, os dispositivos possuem alto-falantes que podem ser utilizados para transmitir mensagens educativas à população, campanhas de conscientização como Vacinação e Maio Amarelo, e alertas instantâneos em situações de emergência.

O investimento total para instalação e implantação dos equipamentos e sua locação ao longo de 12 meses é de R$ 22,1 milhões com uma parte proveniente de recursos próprios e outra vinda de emendas direcionadas para a segurança pública, incluindo uma de R$ 1,8 milhões do deputado federal Rubens Otoni (PT).