Aparecida de Goiânia tem quatro frentes de roçagem na cidade

#AparecidadeGoiânia | Com o início do período de estiagem, a programação de roçagem foi intensificada pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, que conta com quatro equipes de trabalho e uma atuação simultaneamente em diferentes áreas do município. Está sendo feita a roçagem de canteiros, praças e demais espaços públicos. 

Nas próximas semanas, o trabalho deve se estender às áreas privadas e lotes baldios com a roçagem e a remoção de entulhos. O secretário de Desenvolvimento Urbano do município, Davi Mendanha, disse que o comprometimento é manter a cidade limpa. Ainda de acordo com ele, com o período de estiagem o trabalho deve avançar de forma coordenada para atender todos os bairros da forma mais rápida possível.

A cidade tem atualmente mais de 80 mil lotes baldios e outras áreas privadas que necessitam de roçagem. O secretário ressalta que os cuidados com esses espaços são de responsabilidade dos proprietários das áreas privadas, mas a Prefeitura atua na limpeza e roçagem para que os transtornos causados pelo mato alto não atinjam a população de Aparecida. O serviço é debitado diretamente no ITU, pago pelo contribuinte.

A população também pode solicitar a limpeza urbana e a roçagem pelo WhatsApp da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) (62) 98471-8030 e pelos canais digitais da Prefeitura de Aparecida.

Descarte irregular de lixo atrapalha roçagem

O coordenador fiscal de roçagem, Waldir Pereira ressalta que para uma limpeza mais ágil é necessário que a população faça a sua parte no descarte correto de lixo e entulho. O lixo nos lotes baldios além de deixar a cidade mais suja, impacta no trabalho dos tratores. Quando as máquinas se deparam com galhos de árvores, restos de construção e fios, por exemplo, precisam fazer a roçagem mais lenta para que não haja nenhum prejuízo ao trabalhador e a máquina.

Além disso, ele destaca que o entulho descartado de forma irregular é uma prática que caracteriza crime ambiental, que é passível de multa para quem pratica este tipo de ação. O lixo também demanda um número maior de servidores e a disponibilização de mais tratores em um só lugar, o que afeta o atendimento de outros bairros.

Como solicitar o Disque Busca de Aparecida

O Disque Busca é o serviço que recolhe móveis velhos inservíveis, isto é, equipamentos de uso doméstico que estão fora das condições de uso. O serviço é oferecido gratuitamente e funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, e pode ser solicitado por meio do telefone/Whatsapp (62) 3545-9969. É necessário que o solicitante informe os dados pessoais, o endereço completo e telefone para contato. Aberta a solicitação do serviço, as equipes do Disque Busca vão até a residência, no dia e horário agendado, para recolher o material dispensado pelo morador.

Foto: Jhonney Macena