APAE de Palmeiras de Goiás é homenageada na Alego em solenidade emocionante

#Homenagem | A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmeiras de Goiás foi uma das entidades homenageadas pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) durante uma Sessão Solene extraordinária, conduzida pelo presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB). O evento destacou o trabalho essencial das Apaes em Goiás, que atuam na inclusão e valorização das pessoas com deficiência.

A cerimônia foi marcada por discursos emocionantes, como o da autodefensora estadual das Apaes, Vitória Almeida dos Santos, usuária da Apae de Palmeiras de Goiás. Ao receber o Certificado de Mérito Legislativo, Vitória reflete sua trajetória de superação e crescimento pessoal, destacando a importância da instituição em sua vida. “Aqui me sinto uma pessoa totalmente transformada, porque já não sou mais aquela menina de antes. Hoje sou uma jovem com mais maturidade e sonhos ainda maiores”, afirmou Vitória.

Ela fez questão de agradecimento aos profissionais que a apoiaram, com destaque para Neli Gaspar, coordenadora social da entidade, apoiando seu carinho e incentivo ao longo dos anos.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o presidente da Federação das Apaes de Goiás (Feapaes-GO), Albanir Pereira Santana, que reforçou o papel fundamental das Apaes na valorização e inclusão de pessoas com deficiência. Ele emocionou o público ao relembrar sua motivação para atuar no movimento. “Muitos pensam que as pessoas com deficiência não têm inteligência, que são deficientes, mas isso não é verdade. Quando enxergamos além, percebemos suas capacidades, sua inteligência e seu potencial”, destacou Albanir.

A presidente da Apae Goiânia e diretora social da Feapaes-GO, Carmem Marize Lima, enfatizou que a demanda por apoio tem crescido nos últimos anos e, atualmente, 55 Apaes estão em funcionamento no Estado de Goiás, oferecendo suporte nas áreas de assistência social, saúde, educação e qualificação para o mercado de trabalho.

Usuário da Apae de Palmeiras de Goiás, Marcos Feliph Bento Lourenço, emocionou o público ao cantar o Hino do Excepcional

Apresentações culturais marcam a solenidade

A cerimônia também foi marcada por apresentações artísticas. O usuário da Apae de Palmeiras de Goiás, Marcos Feliph Bento Lourenço, junto aos musicoterapeutas da instituição, emocionou o público ao cantar o Hino do Excepcional, além de outras canções que celebram o espírito de superação e inclusão promovida pela entidade.

Com esse reconhecimento na Alego , a Apae de Palmeiras de Goiás reafirma seu papel essencial na construção de uma sociedade mais inclusiva, garantindo que seus usuários tenham oportunidades e suporte para alcançar seus sonhos .

No Brasil, a primeira Apae foi criada em 1954 e hoje a associação está presente em mais de duas mil cidades. Há mais de 60 anos, a razão da existência da Apae é levar esperança e uma vida melhor a milhares de crianças e jovens com deficiência.

A Apae se caracteriza como uma instituição de assistência social que integra as áreas de educação e saúde, e oferece serviços de referência em habilitação e reabilitação, convivência e fortalecimento de vínculos a pessoas com deficiência intelectual e, ou múltipla, além do atendimento às famílias dos seus usuários.

Fotos: Carlos Costa/Alego

Autodefensora estadual das Apaes, Vitória Almeida dos Santos, usuária da Apae de Palmeiras de Goiás, sendo homenageada
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmeiras de Goiás foi uma das entidades homenageadas pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego)