#Estado | A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o Estado de Goiás a importar 142 mil doses da vacina contra a Covid-19, chamada Sputnik V, produzidas pela Rússia. A autorização é para 1% da população assim como foi feita para outros Estados.
Com a autorização da Anvisa, o secretário da Saúde, Ismael Alexandrino disse que a Secretaria já está providenciando o contrato. “A maior parte das ressalvas depende da Rússia. Nós tramitamos ao mesmo tempo a autorização e a contratação. Com a decisão favorável, já estamos na fase de assinatura do contrato”, assegura o secretário.
A vacina só poderá ser aplicada em pessoas adultas com idade entre 18 e 60 anos, não sendo indicada para gestantes, mulheres que deram à luz recentemente e pessoas com comorbidades.
O governador Ronaldo Caiado comemorou a decisão da Anvisa. “Ótima notícia: Anvisa deu aval para Goiás importar excepcionalmente a vacina Sputnik V. Vamos adquirir 142 mil doses para 71 mil goianos (1% da população). Esse é o limite permitido pela agência para estados que pediram autorização. O importante é vacinar a nossa gente!”, escreveu
Os lotes dos imunobiológicos importados somente poderão ser destinados ao uso após análise laboratorial e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.
Após o uso desse primeiro lote, do imunizante desenvolvido pelo Instituto Gamaleya da Rússia, a Anvisa avaliará os dados de monitoramento do uso da vacina, para decidir quanto aos próximos quantitativos a serem importados.
A Anvisa já tinha autorizado pedidos importação excepcional da vacina Sputnik V outros Estados. Agora, liberou para Goiás, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá e Paraíba.
Fonte: Secom | Créditos: Reprodução internet