#Brasil | A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou nesta quinta-feira (20) a vacinação contra a Covid-19 em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, com o imunizante CoronaVac, do Instituto Butantan, com exceção de crianças imunossuprimidas (com baixa imunidade). O Instituto Butantan informou que tem 15 milhões de doses prontas para distribuição ao Ministério da Saúde.
A autorização unânime ocorreu durante reunião extraordinária realizada hoje, pela diretoria colegiada e inclui crianças e adolescentes com comorbidades.
A CoronaVac para esse público seguirá o mesmo esquema com duas doses e intervalo de 28 dias. A vacina é a mesma utilizada na campanha nacional, sem nenhuma versão pediátrica.
A Anvisa já havia autorizado o uso da vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos. A aplicação já foi iniciada em todo o país. Diferente da CoronaVac, a vacina para crianças da Pfizer é diferente do imunizante usado em pessoas acima de 12 anos.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comentou através das redes sociais, a aprovação do uso emergencial da CoronaVac. “Todas as vacinas autorizadas pela Anvisa são consideradas para o PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19). Aguardamos o inteiro da decisão e sua publicação no DOU (Diário Oficial da União). O ministro usou sua conta no Twitter para comentar a decisão da Anvisa.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Rovena Rosa