#Brasil | A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou autorização de emergência para uso de um medicamento para o tratamento de pacientes com a Covid-19. A aprovação foi feita em caráter experimental do Sotrovimabe, que deverá ser prescrito logo após o paciente testar positivo para a doença.
O remédio foi autorizado pela agência para uso em pacientes com quadros leve e moderado e com risco de evolução para uma situação grave e não deve ser indicado para pacientes internados, que precisem se suporte ventilatório. Este é o quinto medicamento aprovado pela Anvisa.
O Sotrovimabe que é um anticorpo monoclonal, não será disponibilizado para comercialização direta ao público, mas terá uso ambulatorial, devendo ser prescrito por um médico para que seja ministrado. O prazo de validade do produto é de 12 meses, armazenado em temperatura de 2 º a 8 º.
A agência reguladora europeia para medicamentos também já emitiu parecer apoiando uso deste mesmo medicamento, como opção de tratamento para pacientes adultos e adolescentes com a Covid-19.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Marcelo Camargo