#Brasil | A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa nesta sexta-feira (4) novos pedidos para liberação das vacinas contra a Covid-19, Sputnik V (Russa) e a Covaxin (Indiana). A reunião está marcada para começar às 14 horas. As duas vacinas já tiveram solicitações rejeitadas pela Anvisa.
Atualmente o Brasil tem quatro imunizantes autorizados: CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen (ainda não iniciou a distribuição).
A Covaxin teve o pedido para importação de 20 milhões de doses rejeitado em março. Segundo a Anvisa faltaram documentos e dados para que ocorresse a liberação da vacina. Além disso, a agência negou a certificação de boas práticas à Brarat Biotech, empresa indiada que desenvolveu a Covaxin. Diante disso, novo pedido foi protocolado pela empresa.
Já a Sputnik também teve o pedido negado para importação de quase 30 milhões de doses alegando não ter recebido o relatório técnico capaz de comprovar que a vacina atende a padrões de qualidade. A Gerência de Medicamentos também apontou falhas de segurança ligadas ao desenvolvimento da vacina.
Fonte: G1 | Créditos: Reprodução internet