#Internet | Com a instabilidade do aplicativo de mensagens WhatsApp nesta segunda-feira (4), usuários ficaram eufóricos sem poder se comunicar com amigos ou até mesmo para serviços profissionais. Saiba que há outros aplicativos em funcionamento no Brasil que permitem a conversa e o envio de imagens como SMS, Telegram e Signal.
SMS – Somente para texto e não depende de internet
Algumas operadoras cobram pelo uso do serviço de mensagem, mas boa parte já inclui certa quantidade de mensagens em seu pacote de internet móvel. O SMS é mais antigo que o WhatsApp e ajuda muito, em caso de emergência. Depende apenas do sinal de telefone. Se tiver sinal telefônico, ele funciona. O SMT é enviado para um número de celular específico.
Smartphones enviam imagens, mas o serviço fica mais caro, podendo não compensar, quando é cobrado. O envio também é mais demorado.
Telegram: Aplicativo semelhante ao WhatsApp, com algumas diferenças. Precisa ter internet e o cadastro é feito com o número do celular. Pode enviar texto, foto e vídeo, além de chamada de voz ou vídeo.
Como fazer o cadastro?
- Baixe o aplicativo para Android ou iPhone;
- Abra o app e toque em “Comece a conversar”;
- Selecione o código do seu país (o Brasil é +55) e o DDD da sua cidade;
- Em seguida, digite o seu número de celular e toque em “Próximo” (ícone de seta);
- Você receberá um código por SMS para confirmar o número;
- Informe o código recebido para criar a conta.
Signal: Também é parecido com o WhatsApp e tem foco em privacidade e segurança. Por ele é possível enviar texto, foto, vídeo e áudio. Também depende de internet e de um cadastro feito com o número do celular.
Como fazer o cadastro?
- Baixe o aplicativo para Android ou iPhone;
- Abra o app e toque em “Continuar”;
- Selecione o seu país e o DDD da sua cidade;
- Digite o seu número de celular e toque em “Avançar”;
- Você receberá um código por SMS para confirmar o número;
- Informe o código recebido;
- Coloque seu nome e, caso queira, escolha uma foto;
- Crie um PIN (um código numérico) e toque em “Avançar”. O PIN é usado para manter as informações do seu perfil criptografadas (é importante lembrar desse código).
Fonte: G1