Adial tem novo presidente; Sai Zé Garrote e entra Tchequinho com foco em profissionalização e diálogo

#Indústria | O empresário Edwal Portilho, o Tchequinho, tomou posse como novo presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial). A cerimônia aconteceu na noite do dia 29 de abril, no Espaço WTC, em Goiânia. Tchequinho sucede o empresário Zé Garrote, que liderou a entidade na  última gestão e deixou um legado de avanços estratégicos para a indústria goiana.

O evento de posse reuniu autoridades como o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, além de lideranças políticas e empresariais.

A solenidade teve início com um momento emocionante protagonizado pela irmã do novo presidente, Ednea Freitas. Em uma homenagem que relembrou sua trajetória pessoal e profissional, ela destacou a importância de Tchequinho para todos ao seu redor.

Cyro Miranda, primeiro presidente da Adial, também discursou e fez questão de ressaltar a relevância de cada gestão para a consolidação da entidade. “Cada presidente contribuiu com o melhor que podia no seu tempo. A Adial nasceu da necessidade daquele tempo e continua sendo fundamental para a indústria goiana”, afirmou.

Ao se despedir da presidência, Zé Garrote fez um balanço dos projetos realizados nos últimos anos, agradeceu a equipe e as empresas associadas, e reforçou a importância da agenda ESG, que permeou toda sua gestão. “A Adial se consolidou como a casa do diálogo. O que construímos aqui só foi possível com parcerias sólidas, como a que mantivemos com o Governo de Goiás”, disse.

Zé Garrote durante discurso de despedida da presidência da Adial Goiás

Em seu discurso de posse, Tchequinho destacou os 30 anos de impacto da Adial no desenvolvimento do Estado e apresentou os pilares que irão guiar sua gestão. Entre eles, a modernização da governança, com foco em profissionalização, transparência, construção de soluções integradas. “Vamos fortalecer ainda mais a vocação da Adial como a Casa do Diálogo para o setor produtivo”, afirmou.

Tchequinho também anunciou que a nova gestão vai priorizar temas como inovação, sustentabilidade, ESG e internacionalização, com destaque para a aproximação com o Pacto Global da ONU. Defendeu ainda que Goiás deve assumir a liderança na preservação e desenvolvimento do Cerrado, levando a importância do bioma ao conhecimento internacional.

Novo presidente da Adial, Tchequinho com a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo

O governador Ronaldo Caiado elogiou o papel estratégico da Adial para o desenvolvimento do Estado. “Eu não só reconheço, mas também agradeço à Adial pela parceria que contribuiu, e muito, para a gestão do Estado de Goiás. Os resultados estão aí: aumento do PIB, ampliação do nosso parque industrial, maior capacidade de transformação dos nossos produtos primários e muito mais. Boa sorte, Tchequinho!”, declarou.

A ministra Macaé Evaristo também participou da cerimônia e destacou a importância da valorização do trabalho das mulheres na indústria. Ela defendeu que o desenvolvimento econômico precisa caminhar ao lado dos direitos humanos. “É preciso combater o trabalho escravo no Brasil, e o governo federal está aberto a parcerias que fortaleçam essa luta”, afirmou.

Autoridades durante posse da nova diretoria da Adial Goiás

Fotos: Adial