#Estado | O governo estadual anunciou, na tarde de sexta-feira (14/04), um investimento de R$ 1,8 milhão para reforçar a segurança nas escolas da rede estadual. O valor será destinado aos Conselhos Escolares das instituições de ensino e deverá ser usado na aquisição de detectores de metais portáteis e no reforço do sistema de monitoramento eletrônico. A medida faz parte da Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência Escolar, apresentada pelo governador Ronaldo Caiado. Os investimentos já começam a ser realizados a partir de segunda-feira (17/04).
De acordo com o governador Ronaldo Caiado, as constantes ameaças virtuais de ataques às escolas exigem uma postura firme das autoridades e o governo tem a responsabilidade de garantir a segurança da população. Além disso, a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, destaca que as medidas previstas são emergenciais e o governo precisa agir com austeridade nesse momento.
Entre outras medidas, a Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência Escolar prevê maior responsabilização dos pais e medidas para combater o cyberbullying, como o aperto do cerco em relação às plataformas de conteúdos digitais que promovam esse tipo de comportamento.
Em dezembro de 2022, as escolas da rede estadual de ensino também receberam verbas do programa Equipar para ampliar o número de câmeras instaladas nas escolas e colégios. O Governo de Goiás tem feito constantes investimentos na segurança das escolas da rede estadual de ensino.
Foto: Secom