#Brasil | O Brasil celebrará, pela primeira vez, neste 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra como feriado nacional . A data, que marca a morte de Zumbi dos Palmares , um dos maiores símbolos de resistência à escravidão e luta contra o racismo, foi oficializada como feriado em todo o país após a sanção da Lei nº 14.759 em dezembro de 2023, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até então, era feriado apenas em alguns lugares do país, através de leis municipais ou estaduais.
O Dia da Consciência Negra foi incluído no calendário oficial brasileiro em 2011. Apesar disso, foi feriado apenas em alguns Estados e Municípios. A aprovação da nova lei pelo Congresso Nacional em 2023 foi um marco, garantindo que, a partir de 2024, um dado seja reconhecido em todas as unidades da federação.
O que significa?
A escolha do dia 20 de novembro relembra a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi é reconhecido como um símbolo da resistência negra contra a escravidão no Brasil e da luta por liberdade e igualdade.
Por ser um feriado nacional , o funcionamento dos órgãos públicos, escolas, bancos e diversos setores será interrompido neste dia. Serviços essenciais, como saúde e segurança, devem operar em regime especial.